terça-feira, 8 de junho de 2010

Viagem, Frances e Cartao de Residente Permanente

Hey Peaple!!!

Eita quanto tempo sem vir aqui, nao vou falar que é falta de tempo porque nao é mesmo, na verdade o principal motivo é a preguica! rsrs

Bom vamos la, voltando um pouco no tempo no dia 28/05 fomos para uma cidadezinha chamada Notre Dame de Montauban, fica um pouco depois de Ville de Québec, o Pai da Emilie (namorada do Richard) tem uma casa la, foi um fim de semana bem gostoso, com direito a churrasco, passeio de «quatre roues» (quadriciclo), jogos, passeio de bicicleta...  é uma cidadezinha bem de filme, onde a estrada corta a cidade... a cidade é tao pequena que nao tem mercados, so tem um Depanneur... para ir ao mercado é necessario ir para a Cidade vizinha (10 minutos) Lac aux Sables.

Cidade, e «nossa» rua!

Na segunda dia 31, comecaram as aulas de frances da Commission Scolaire Marguerite-Bourgeoys na Escola de Lasalle, eu estou gostando, esta dando para relembrar coisas que eu ate ja tinha esquecido, e como sou pessima para lembrar regras esta sendo bem valioso... o curso é bem diferente do curso que fiz aqui em 2008, como era uma escola de Intercambio o ritmo era bem maaaaaaais puxado!

Escola onde estou estudando frances - Lasalle

Por ser um curso do governo o ritmo é mais lento mesmo, e como as turmas sao relativamente grandes, os exercicios acabam levando mais tempo... mas isso tambem é culpa de uma das professoras... (que é um pouco lenta - rsrs) Há alunos bons, muito bons, médios e fracos, como em toda turma. Mas no geral acho que a turma é boa. Temos aulas com duas professoras uma foca mais nos verbos e a outra na gramatica em geral.

Há alunos bons, médios e fracos, como em toda turma, alguns dos mais fracos estao la porque passaram de nivel com a nota minima, sendo assim nao tem motivos para nao deixar ele fazer o nivel seguinte (palavras da professora) o que acaba ficando um pouco ruim o ritmo de aula, sendo que sempre temos que esperar... mas C'est la vie! . Mas no geral acho que a turma é boa. Tem gente de Gana, Paquistão, Iraque, Índia, Guatemala, México, Bulgária, Jamaica, Vietnã, China, canadenses anglófonos, "amerindians" (descendentes de índios que existiam aqui antes da colonização) e, claro, brasileiros (nos dominamos a sala, somos em 4 - Eu a Ale e o Pedro e o Anderson que nao tem blog).

Por conta da voltas as aulas tenho ficado com muito sono e cansada, ai bate aquela preguica de vir aqui escrever, estou aproveitando hoje, ja que nao tivemos aula devido a greve dos professores.

Mas a grande novidade do dia, é que acabei de receber meu Cartao de Residente Permanente!

Modelo novo do Cartao de Residente Permanente

Ele chegou em 7 semanas... (eles me falaram que chegaria em no maximo 8 semanas)... o cartao é bem bonito (é diferente do do Henry - (modelo azul), o modelo é mais novo e bem mais bonito rsrsrs) veio com todas as informacoes corretas!

Modelo Antigo do Cartao de Residente Permanente

Agora nao preciso mais ficar andando com o passaporte para cima e para baixo, e ja posso viajar se precisar (e nao preciso mais de visto para entrar aqui no Canada - o cartao ja me da acesso livre)!!! =)

Bjocas ate o proximo post!

9 comentários:

Unknown disse...

Oi Bina
Qta saudade de vc minha linda.
Acabei de ver seu blog - achei que vc ficou linda na foto do cartao de residente Latika - hahahahha
Beijao enorme - te amo muito!!!!

Patitando disse...

Oi Sabrina, chegou rapidinho, que bom!! Já ouvi casos que passam das 8 semanas...

É bom ouvir notícias suas, e espero que possamos marcar alguma coisa quando chegarmos aí! Montreal é pertinho...

bj!

Ana Carol disse...

Oi sabrina, que legal que chegou seu PRcard!!! Parabens!!!
E sua aula começou cedo, a minha só em agosto...Mas para mim é até melhor, estou na função por correr atrás de garderie agora, é uma novela menina.....
Mas logo acharemos algo e espero que eu consiga fazer minhas aulas...

Td de bom pra vc!
Beijo grande

P disse...

muito legaaal! tá curtindo horrores, né, menina? também, depois da sua saga!
eu acho que passei na frente dessa commission aí hoje! andei por um pedaço de lasalle, mas só um pedaço, que aquilo é enorme, né?

Jhon disse...

Absurdo! absurdo! absurdo! Como assim não escreve por preguiça? q absurdo! rsssss wuauwauwauwuauwaw

Brincando, sei que as coisas vão acontecendo e a preguiça é comum, mas eu fico querendo saber do que está acontecendo oras bolas. rss os passeios (lê-se: volta ao mundo) de bicicleta, francisação, cursos, faculdades, impressões... sim, curiosidade suprema, mas permitida pelo blog.
Ok, escreva mais! rs

E bonito cartão de residente permanente Latika Yasmin rss

bjao

Anônimo disse...

ola!!!

comecamos a francisacao na semana passada e temos uma professora que provavelmente eh do time da sua... heheheh...

eu e o Arnaldo tambem costumamos chegar cansaderrimos da aula e parece que os dias tem ficado mais curtos pq naoh da tempo de mais nada! mas a causa eh nobre :))

parabens pelo cartao! ficamos super contentes qdo os nossos chegaram. soh falta agora o de assurance maladie.

boa aula amanha e desde ja um otimo fds!

abs,

Bea disse...

É, acho que a info da oficial de imigração em Toronto, dizendo que chegaria em 2 semanas é furada... =P

Precisamos marcar alguma coisinha viu??

Bjos

karen calligaris disse...

Olá Sabrina, leio seu blog faz um tempo mas só agora tive coragem de comentar, eu e meu namorado estamos pensando seriamente em nos mudarmos para montreal

até estamos fazendo frances aqui no Brasil pra nao chegar totalmente leigos ai

estou com muitas duvidas, mas lendo seu blog já me sinto um pouco mais tranquila

gostaria de conversar se fosse possivel.

meu email é karen.wojtowicz@gmail.com

aguardo o contato se vc quiser conversar

obrigada por alimentar esse blog que ajuda nós

beijos

merciquebec disse...

essa menina é muito chic!! já tem até cartão...parabéns. uma semana linda pra vc=0) elen

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa