terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Montreal

O Canadá reserva surpresas. Prepare-se para conhecer um país onde nada é igual e, para onde for o seu olhar, ele fará uma descoberta. De pequenos lugarejos a grandes prédios como os encontrados nas metrópoles; de lagos a perder de vista a regiões montanhosas. Um país que aceita dois grandes idiomas: o inglês e o francês. Mas não é só na língua que ele se diferencia, seu povo também é especial.

Segundo maior país do mundo, o Canadá é composto pelas províncias de Alberta, Colúmbia Britânica, Ilha do Príncipe Eduardo, Manitoba, Novo Brunswick, Nova Escócia, Ontário, Quebec, Saskatchewan, Terra Nova e Labrador, Territórios do Noroeste, Yukon e Nunavut. Terra do povo Inuit, e de sua maioria descendentes ameríndios. País da folha de bordo (Maple Leaf) e dos esportes de inverno, o Canadá emociona não só com sua geografia, mas também com sua história.

As terras da província de Quebec foram descoberta pelo francês Jacques Cartier, em 1534, logo batizado de Kébec (passagem estreita). Mais tarde, a província ficou conhecida como Nova França e logo após expandir-se, o rei do país cedeu o território ao controle britânico. O resultado disso foi uma migração em massa de ingleses, irlandeses e escoceses.

Porém esse controle nunca foi aceito por completo pelos franceses. Ainda mais depois do discurso inflamado do então presidente da França, general Charles de Gaulle, em 1967. É comum andar pela província de Quebec e encontrar a expressão francesa em placas de carro "Je Me Souviens" (Eu me lembro, eu me recordo), representando a vontade do povo quebequenho em afirmar a história e a herança francesa na região. O sentimento separatista não foi embora com o passar dos anos. Prova disso foi o resultado do último plebiscito realizado em 1995, onde um pouco mais de 50% da população de Quebec quis permanecer parte do país chamado Canadá.

Montreal

A maior cidade desta província, Montréal, é também a segunda mais populosa do país. Rodeada pelo rio São Lourenço, em seu centro é onde está localizado o "Monte Real". Dividida por ruas bem alinhadas, é fácil se orientar. O sul começa no rio São Lourenço, os números crescem quando se caminha rumo ao norte. O ponto que dividirá as ruas em leste e oeste será o boulevard St-Laurent.

A parte mais antiga da cidade é chamada de Velha Montréal. É também onde encontra-se o porto. Ali, prédios históricos, bons restaurantes e passeios de bicicleta com a família fazem-se presentes. O downtown de Montréal traz também Chinatown e Little Italy, e é onde você poderá respirar mais aliviado, se sua situação ecônomica não permitir muita extravagância, e onde estão os museus da cidade. A região chamada Plateau (Planalto) é um dos lugares mais habitados de Montréal. Casas de estilo vitoriano, cafés, livrarias, galerias de arte e a universidade McGill colaboram para o clima boêmio desse bairro que se estende a dois outros: Mile-End e Outremont. Perfeito para um brunch no domingo. Mais afastada do centro estão as regiões de Cote-des-Neiges, que abriga o morro Monte Real, e Maisonneuve, onde se encontram os parques, como o Jardim Botânico.

Montreal é o centro de uma região metropolitana que se estende por um raio de aproximadamente 40 quilômetros da cidade. A metrópole de Montreal é a segunda mais populosa do Canadá, e a décima mais populosa da América do Norte.

A Metrópole Comunitária de Montreal (Communauté Métropolitaine de Montréal) é o órgão público encarregado do planejamento, coordenação e financiamento de desenvolvimento econômico, transporte público, coleta de resíduos, etc, nesta região metropolitana, que compreende 3 839 km² e possui 3 431 551 habitantes. O presidente da Metrópole Comunitária de Montreal é o prefeito da cidade de Montreal.

Clima

O clima de Montreal varia bastante, devido à localização da cidade numa área onde grandes frentes de ar, uma vindo do pólo norte, e outra, dos Estados Unidos, costumam encontrar-se. A instabilidade do tempo é considerada pelos habitantes de Montreal como parte do caráter da cidade.

A precipitação é abudante na região. Aproximadamente 2,4 metros de neve caem anualmente na cidade, e a chuva é abudante ao longo do ano, principalmente no verão, a estação mais úmida da cidade. A remoção de neve das principais ruas e vias expressas da cidade custa a Montreal mais de 50 milhões de dólares canadenses por ano.

O clima de Montreal é temperado, com quatro estações bem definidas e variadas. No inverno, a temperatura média da cidade é de -10,4° Celsius (não incluindo o fator do vento), com mínimas entre -40 °C a -10 °C e máximas entre 0 °C e 25 °C. No verão, a média é de 21 °C, com máximas entre 23 °C a 35 °C.

Infra-Estrutura

Montreal possui 28 estações de rádio (17 em francês, dez em inglês e uma bilíngüe), nove estações de televisão (cinco em francês e quatro em inglês), quatro jornais diários (três em francês e um em inglês), além de vários outros jornais comunitários, publicados semanalmente, em francês, inglês e outros idiomas.

Os três jornais diários em francês são La Presse (http://www.cyberpresse.ca/), Le Journal de Montréal (http://portail.journalmtl.com/) e o Le Devoir (http://www.ledevoir.com/). O Le Journal de Montréal é o jornal de maior circulação em Quebec, e também é o jornal francófono de maior circulação na América do Norte.

O Montreal Gazette (http://www.montrealgazette.com/) é o único jornal diário publicado em inglês na cidade, e, sendo publicado pela primeira vez em 1778, é também o jornal mais antigo da cidade.

Existem dois sistemas públicos de escolas públicas na cidade, um encarregado de atender alunos cujo idioma materno é o francês, e outro para atender alunos primariamente anglófonos. Os pais também podem optar por deixar suas crianças no sistema católico de ensino, que é subsidiado pelo município.

A taxa de alunos estudando em escolas particulares na cidade é a maior do Canadá. Aproximadamente 24% dos alunos morando em Montreal estudam em escolas privadas.

O sistema de bibliotecas públicas de Montreal compõe-se de uma biblioteca central e de outras, menores, ao redor da cidade. Enquanto a maioria das edições de enciclopédias e outros livros importantes sejam em francês, outras coleções, livros e revistas podem ser encontradas em inglês e mesmo em outros idiomas, das quais as mais comuns são em italiano, chinês, português, espanhol e em árabe, entre outros.

Montreal possui a maior população universitária per-capita da América do Norte, devido às suas quatro universidades, sendo duas delas altamente reconhecidas na América do Norte: a Universidade McGill (http://www.mcgill.ca/) (que ensina em inglês) e a Universidade de Montreal (http://www.umontreal.ca/)  (que ensina em francês). Outras universidades na região metropolitana de Montreal são a Universidade Concórdia (http://www.concordia.ca/) , a Universidade de Quebec em Montreal (http://www.uqam.ca/) , e na cidade vizinha de Longueuil, a Universidade de Sherbrooke em Longueuil (http://www.usherbrooke.ca/longueuil/) . Montreal possui também várias faculdades.

Transporte

Aqui vou colocar um blog bem interessante, eles estão fazendo posts somente sobre o transporte.
O blog é o da Lidiane e do Júnior

Aeroportos

Montreal  é servida pelo Aeroporto Internacional Pierre Elliot Trudeau, localizado na cidade vizinha de Dorval, atendendo principalmente a vôos de passageiros e da aviação geral, e pelo Aeroporto Internacional Montréal-Mirabel, localizado a cerca de 50 quilômetros do centro financeiro de Montreal, na cidade de Mirabel, que atende primariamente a vôos de carga aérea.

 Pontos turísticos

Montreal é o terceiro maior pólo turístico do Canadá, atrás de Vancouver e Toronto. Anualmente, a cidade é visitada por milhões de turistas.

Bairros

O centro financeiro da cidade, com seus vários prédios modernos. O edifício Place Ville Marie, um dos mais altos da cidade com seus 188 metros de altura, forma o núcleo da cidade subterrânea de Montreal, onde está localizada o maior shopping center subterrâneo do mundo (com mais de 1 600 lojas).

Vieux Montréal (Velho Montreal), um centro histórico com atrações como o Porto antigo da cidade, o edifício Jacques-Cartier e a Basílica Notre-Dame de Montreal.

O Quartier international de Montréal, ou QIM (Quarteirão Internacional de Montreal), uma área no centro da cidade que foi revitalizada entre 2000 e 2001. Possui várias praças, e é onde está localizado o centro de convenções da cidade.

Ruas

A rue Sainte-Catherine é uma rua comercial que atrai diversos turistas, devido aos seus shopping centers, grandes lojas, teatros e restaurantes.

A Boulevard Saint-Laurent, a principal avenida de Montreal, cortando-na num sentido norte-sul, é uma mostra da variedade cultural da cidade, onde lojas, restaurantes e comunidades portuguesas, gregas, judaicas, russas, ucranianas e latino-americanas estão localizadas. Além disso, a rua corta o centro financeiro, Chinatown e a Pequena Itália (centro da comunidade italiana) da cidade.

A rue Sherbrooke, com suas lojas luxuosas e suas galerias de arte.

Boulevard René-Levésque, o centro financeiro da cidade, onde a maior parte dos arranha-céus da cidade estão localizados.

Festas e Festivais

O canadense gosta de uma festa. Todo mês, em Montréal, acontece um festival. Abaixo, alguns dos festivais que fogem do comum. Para ter acesso aos eventos do mês entre no site: www.tourisme-montreal.org/What-To-Do/Events

La Fête des Neiges - Enquanto o país do samba se prepara para o Carnaval, em janeiro, Montréal faz sua festa através de esportes de inverno e muito frio. Dura em média duas semanas e acontece no parque Jean Drapeau. http://www.fetedesneiges.com/

Montréal en Lumiére - Essa festa poderia ser traduzida como Montréal Iluminada (Montreal Highlights). Em fevereiro, prédios históricos ganham iluminação artificial e restaurantes aproveitam para fazer a festa com os turistas que invadem a cidade só para ver a decoração. Esculturas de gelo, concertos ao ar livre (se é que dá para permanecer em lugar aberto), dança e outros eventos culturais acontecem. Tel. 1 (514) 288-9955. http://www.montrealenlumiere.com/

Festival Voix d'Ameriques - O festival voz das Américas, FVA, é dedicado a literatura oral e reúne poetas, cantores, interpretes de vários lugares como França, Espanha, América, Inglaterra e Aborígene. Tel. 1 (514) 933-0878.

Montreal International Children's Film Festival - O festival é dedicado às crianças e acontece no final de fevereiro, começo de março. Tel. 1 (514) 721-6060.

Red Weekend - A comunidade GLS celebra o dia dos namorados através do Fim de Semana Vermelha. Tel. 1 (514) 790-1245.

Blue Metropolis- Conhecido como The Blue Met, é a Festa Literária Internacional de Montréal que reúne escritores do mundo todo, atores, músicos, jornalistas e editores por cinco dias. http://www.blue-met-bleu.com/

Puck's Easter Egg Hunt - Montréal tem em seu calendário um jeito diferente de celebrar a Páscoa. A fazenda de Puck's, perto de Schomberg recebe amantes da data para corridas com ovo e outras atrações como andar de pônei e mais. Diferente modo de passar a Páscoa. Tel. 1 (905) 939-7036

Francofolies - A festa Francofolia acontece no fim de julho, início de agosto e celebra as canções trazendo estrelas da música francesa para Montréal. Mais de mil músicos de todos os gêneros se reúnem para comemorar a festa. Tel. 1 (514) 876-8989. http://www.francofolies.com/

The Fringe Festival - Em junho, dramaturgos, peças, dançarinos e trupes de atores se reúnem neste festival. http://www.montrealfringe.ca/

International Fireworks Competition - A Competição Internacional de Fogos de Artifício acontece no fim de junho, começo de julho, e vai até meados de agosto. O festival acontece em La Ronde e traz todos os sábados uma equipe pirotécnica de um lugar do mundo. O ingresso inclui participar da festa no parque e também um lugar reservado para assistir aos fogos. É isso, ou esmagar-se na ponte Jacques-Cartier para ver o espetáculo de graça. http://www.montrealfeux.com/

Montreal International Jazz Festival - Ao todo são mais de mil músicos reunidos nessa celebração do jazz. O festival dura duas semanas, no final de junho e começo de julho. Nele você também poderá ouvir outros estilos como blues, ritmos latinos, gospel, entre outros. São mais de 400 concertos em toda a cidade. Tel. 1 (514) 871-1881 / 888 / 515-0515. http://www.montrealjazzfest.com/

Juste pour Rire - O festival Just For Laughs (Só para Rir) é um festival de comédia famoso por existir apenas em Montréal. Aqui, comediantes do mundo todo se reúnem e fazem apresentações em inglês e francês, na segunda ou terceira semana de julho. http://www.hahaha.com/

World Film Festival - No fim de agosto e começo de setembro mais de 400 filmes do mundo todo são projetados em 12 salas da cidade. http://www.ffm-montreal.org/

National Hockey League - Em setembro, a liga nacional de hockey é aberta. Em Montréal, é possível assistir aos Montreal Canadiens, time da casa. http://canadiens.nhl.com/

Parques

Montreal possui centenas de parques e áreas verdes dentro da cidade e nas várias ilhazinhas cercando a Ilha de Montreal. Entre as mais famosas estão:

O Mont-Royal (www.lemontroyal.qc.ca/) , que é parte de um imenso parque urbano, localizado em Montreal e na cidade vizinha de Mont-Royal. O centro financeiro da cidade está localizado ao pé da colina. Cada domingo no verão, centenas de pessoas juntam-se ao pé do Monte Royal, no parque, para várias horas de dança sincronizada, entre outras atividades - um evento conhecido como Tam Tams.

O Jardim Botânico (http://www2.ville.montreal.qc.ca/jardin/menu.htm), inaugurado em 1931, o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Jardim Real de Kew, em Londres, Reino Unido. Aqui ainda possui o Insectarium (http://www2.ville.montreal.qc.ca/insectarium/insect.htm). E ao lado atravessando a rua tem o Biodome (http://www2.ville.montreal.qc.ca/biodome/).

O Parque Jean Drapeau (http://www.parcjeandrapeau.com/) , onde está localizado a Biosfera de Montreal (http://www.biosphere.ec.gc.ca/), criada para a Feira Mundial de 1967, e que continua de pé até hoje.

Montreal possui também o parque de diversões La Ronde, da rede six flags. (http://www.laronde.com/larondefr/)

Informações e Serviços

Site do país - http://canada.gc.ca/

Site de turismo do país - http://canada.gc.ca/

Site oficial da cidade de Montréal - http://www.tourisme-montreal.org/

Site oficial da parte velha de Montréal - www.vieux.montreal.qc.ca/accueil

Site oficial de turismo do governo de Quebec - http://www.bonjourquebec.com/

Embaixada brasileira - 450 Wilbrod Street, Ottawa, Ontario, tel. 1 (613) 237-1090, fax: 1 (613) 237-6144

Consulado do Brasil em Montréal - 1, Westmount Square, suite 1700, Montréal, Quebec, tel. 1 (514) 499-0968 / 69 / 70, fax: 1 (514) 499-3963, http://www.consbrasmontreal.org/

Idioma - Inglês e Francês

Fuso Horário - Dada a grande extensão territorial, o Canadá possui seis fusos horários, de leste a oeste, com uma diferença de quatro horas e meia de uma costa à outra. Por este motivo, em caso de conexões aéreas entre províncias é importante estar atento aos horários para não perder o voo. Montréal possui três horas a menos em relação ao horário de Brasília. O horário de verão começa no fim de março e termina no começo de novembro. Com isso, Montréal perde uma hora.

DDI - 1

Código de acesso da cidade - 514

Telefone de emergência - 911

Para ligar para a cobrar para o Brasil: 1800 463 6656 (Embratel)

Informações turísticas - Para conseguir informações gerais sobre a cidade, disque 311. Nos aeroportos e nos hotéis é comum encontrar guias para acesso a pontos turísticos.

Moeda - Dólar canadense.

Gorjeta - Nos restaurantes, é comum deixar 15% do valor da conta. Uma dica para não se surpreender com o valor total é fazer o cálculo com as porcentagens de gorjetas e taxas.

É comum "tipar" serviços de lavanderia, delivery e até carregadores de mala (C$1 para cada mala). Não é muito comum dar gorjeta a taxistas. Em bares, ao pedir no balcão, costuma-se deixar C$ 1 ou C$ 2 por bebida, independentemente do seu custo.

Telefone - Em todas as estações de metrô, trem e nas ruas também. Funcionam à base de moeda.

Correio - 157, rue Saint-Antoine Ouest, tel. 1 (514) 3931664

Internet - A maioria dos cafés da cidade tem internet Wi-Fi

Segurança - Montréal é uma cidade muito segura, até no metrô

Voltagem e tomadas - 110 volts

Quando ir - Na primavera que começa a partir do fim de abril, no começo do mês de maio e no outono. Essas são as estações em que a cidade é mais procurada por visitantes.

Fotos

























Espero que tenham gostado do post, caso eu tenha esquecido de algo... prometo voltar aqui e fazer as atualizações! Caso alguém tenha algo a acrescentar me mande que coloco tb.

Beijos
Sabrina

9 comentários:

Bea disse...

Nossa!! Post super explicativo! Amei! :)


Bjos!

Juba e Dea disse...

Ai, que lindo né? Me lembrei da primeira palestra que eu e Juba fomos sobre o Canadá. Adoramos o vídeo que vimos! AS imagens e tudo mais!

Sabrina, logo a gente tá lá!
beijocas querida!

Juba e Dea disse...

Ah, me esqueci de dizer que o Blog tá lindooo! Muito bom gosto! Beijosss

Juba e Dea disse...

Ah, me esqueci de dizer que o seu blog está lindooo! De muito bom gosto! beijosss

Lely disse...

Nossa esse post tá demais.
Deu muita vontade de ir agora mesmo! :D

Abraços...

Lely

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Gente, isso não é um post, é um site completo... Se o governo do Canadá descobre já te coloca como site oficial..hehehe
Parabéns pelo trabalho

Bjos

Rosi

Pati disse...

Oi Sabrina, muito explicativo esse post! Obrigada pela visita lá no blog, volte sempre :-)

Já estou seguindo o seu também e assinei o seu feed.

abraços!

Fábio disse...

Oí Sabrina!! Obrigado pela visita e comentário no nosso Blog. Seja bem vinda!!
Passar na entrevista é realmente uma alegria só!
Amanhã mesmo enviaremos o Federal... E agora é esperar!! rsrs!
O seu blog está demais! E este post então nem se fala, muito bom! Parabéns!!
Já estou acompanhando.
Boa sorte e sucesso no seu processo.
Grande abraço.
Até mais...

Gi disse...

sabrina!
descobri hj seu blog e estou a muito tempo lendo tudo!!!
que post maravilhoso, que pesquisa demais!
adorei!
parabens e agora frequentarei direto!
abraço
gi

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa