sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Passaporte perdido ou roubado, O que fazer?

Hoje quando entrei na Comunidade do Orkut Quero ir para Québec me deparei com um post da Marina, ela estava desesperada, porque há uma grande possibilidade do passaporte dela ter se perdido no caminho para chegar até o Consulado aqui em São Paulo. (Não sei de que lugar ela é).... O que me levou a pensar... o que fazer caso roubarem ou perdermos nosso passaporte (seja ainda no Brasil ou no Exterior)?
Infelizmente não achei muitas informações... mas acho que dá para termos uma idéia de como proceder.

O que fazer:

1) Faça um Boletim de Ocorrência. Atenção! Vale lembrar que, antes de tudo, certifique-se de que o documento foi realmente perdido. Isso porque, após você fizer esse procedimento, terá que fazer tudo o que uma pessoa que está tirando um novo passaporte.

2) Dependendo do horário, ligue imediatamente para o Consulado do Canadá em São Paulo para avisar do ocorrido. Caso tenha acontecido fora do horário de atendimento, mande um e-mail com a mesma urgência.

3) Vá tirar uma segunda via do passaporte. A Polícia Federal só faz por agendamento. Caso o período de espera seja muito longo, faça o agendamento, mas vá no dia seguinte – ou no mesmo dia, mas somente após o pagamento – à PF e explique sua necessidade. Eles podem abrir uma exceção.

4) Mande para o setor de vistos e imigração do Consulado Geral do Canadá em São Paulo: o novo passaporte, o documento (grandão) de entrada do Canadá, além de uma foto igual a desse documento, o Boletim de Ocorrência e uma carta explicando tudo o que se passou.

5) Ligue e mande um e-mail novamente avisando que mandou a documentação para a segunda via. Lembre-se de que o visto não terá prorrogação. A data de vencimento é a mesma.

Estas informações retirei do blog da Vanessa Alencar

Dicas da Polícia Federal:

Para evitar grandes transtornos em caso de perda, anote sempre antes de suas viagens o número e a data de expedição do passaporte - e tire uma cópia das páginas que contêm dados pessoais ou vistos de viagem.

A perda, roubo ou furto do passaporte é um fato muito grave, que deve ser comunicado imediatamente ao Consulado. Para a substituição de passaporte perdido, roubado ou furtado, o interessado deve apresentar o boletim de ocorrência emitido pela Polícia local que confirme a perda, o roubo ou o furto, o original ou cópia autenticada no Brasil de sua carteira de identidade brasileira, prova de quitação com o serviço militar (para homens, entre 18 e 45 anos) e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais. Lembre-se de que o processo de substituição de passaporte perdido, roubado ou furtado é demorado. Assim, após regressar ao Brasil, o interessado poderá solicitar a concessão de novo passaporte diretamente à Polícia Federal.

Extravio, furto, roubo ou má conservação do Passaporte

O Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, determina:

Art. 2 Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais.

Art. 33. É dever do titular comunicar imediatamente à autoridade expedidora mais próxima a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso.

Nas situações acima elencadas, o titular do passaporte deverá comparecer à unidade do DPF munido de documento de identidade e preencher o formulário Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem

Sites:

- Consulado Geral do Brasil em Montreal
- Consulado Geral do Canadá em São Paulo
- Site Consulados aqui você encontra endereços, telefones, sites... dos Consulados e Embaixadas Brasileiras pelo mundo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por isso que vc vai la pessoalmente ne,rs. Muito util esse poste, bj linda !!!

eu owwww disse...

google

cavalo doido

sabina danada

:)

Fernanda disse...

Oi Sabrina!
Obrigada pela visita no blog. Aproveitei para conhecer o seu também. Gostei muito do post e do visual do sou blog. Parabéns. E prazer em conhecer!
Passarei a acompanhar vcs.

Abç
Fernanda

P disse...

cara, que doido perder o passaporte literalmente na metade do caminho! acho até que vou ligar pra saber do meu!!!
:O

obrigada pelo post!

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa