sábado, 18 de setembro de 2010

5 meses de Montréal e Francisacao!

O tempo passa rapido demais nao é mesmo?! 

Digo isso porque hoje estou fazendo 5 meses que cheguei por aqui, e hoje tambem completa 1 mes que estou na francisacao pelo MICC.

Bom as coisas por aqui esta indo conforme o planejado, ja tenho todos os documentos, cursei 2 meses de frances pela comissao escolar ate comecar o do MICC (ministério de imigracao - curso que estou fazendo atualmente).

Eu tinha me planejado para no fim de Outubro comeco de Novembro,  fazer o curso de frances escrito ou ingles, porém pesquisando vi que a sessão do outono ja comecou para ambos os cursos... e ambos vao terminar la por meados de Dezembro, o que indica que a sessão de inverno sera somente em janeiro né, ainda estou um pouco sem saber qual sera meu destino neste periodo... sei que depois que terminar o cursode frances vou me inscrever para fazer o workshop (do micc tambem) S’adapter au monde du travail québécois (se adaptar ao mundo de trabalho Quebecois), este workshop tem duracao de 1 semana, la voce vai aprender as leis e seus direitos trabalhistas, como fazer um bom CV... entre outras coisas... pretendo tambem neste periodo, se eu nao encontrar nenhum curso, tentar me increver para fazer bénévole (trabalho voluntario) na minha area de formacao (moda), isso é bom e nem todo mundo sabe, fazendo 3 meses de trabalho voluntario aqui voce ja vai possuir sua experiencia Canadense (aqui para se inserir no mercado de trabalho é muito importante ter a experiencia Canadense) e ja pode obter tambem sua carta de recomendacao!

Ainda nos falta ir atras de um médico de familia (sim aqui é diferente do Brasil, esse médico de familia nada mais é do que um clinico geral, que vai te encaminhar para os especialistas, mas aqui voce nao consegue passar no especialista sem antes passar pelo seu medico de familia), quero resolver isso antes do invernao, so que o problema é que é super dificil encontrar um médico que aceite novos pacientes, mas vamos em busca e vamos encontrar o nosso «doutor»... preciso tambem ir no Emploi Québec (organismo que ajuda imigrantes e cidadoes na busca de uma melhor formacao para sua carreira, caso queira mudar de area é o seu agente que vai te ajudar no melhor caminho) para ter meu «agente de emprego», ele vai me dar as coordenadas de qual o melhor caminho seguir para me inserir no mercado, se ele ver que eu preciso de cursos de aprimoramento, é ele que vai me encaminhar, e dependendo do seu agente (sim porque nao sao todos que te oferecem a ajuda) eles podem te ajudar a pagar as traducoes dos documentos e a Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec (nada mais é do que um estudo do meu diploma e materias para saber se meu diploma sera valido aqui ou nao, e se precisarei fazer curso ou estagio para ser aceito).

Bom agora vou falar um pouco da francisacao... quando ainda estava no curso da Comissao estava bem indecisa de iria sair de la ou nao, eu ja tinha lido muita gente falando mal do curso oferecido pelo MICC, quer era fraco, que o nivel da sala era bem ruim, uma mistura de niveis... enfim, muitas coisas ruins... porem se eu nao tivesse mudado acho que teria me arrependido horrores... (o curso da comissao é bem fraquinho e la sim é mal nivelado), apesar de ter pego um professor um pouco mal educado, ele tem um metodo todo particular de ensinar, tanto que nem usamos o livro oferecido pelo governo, ele mesmo prepara nosso material a cada dia... minha sala é bem forte, todos estamos no mesmo nivel e o proprio professor disse que nos escolheu pelo nosso nivel gramatical (ou seja, o micc passa mais informacoes do que imaginamos para eles), a cada dia escrevemos o equivalente a 5 folhas (frente e verso) de um caderno grande normal (em 3 semanas acabei com um caderno de 180 paginas - e quem me conhece sabe que tenho a letra minuscula), alem dos exercicios das apostilas que ele faz, e dos deveres de casa, sim temos dever todos os dias inclusive no fim de semana... no comeco do curso tinhamos um ditado e 1 ou 2 testes por dia... estou adorando o curso, me sinto mais confortavel para falar, minha escrita tambem esta bem melhor, mas ainda tenho muitas dificuldades (por isso o curso escrito), nao me arrependo em nada de ter feito esta escolha, nem me preocupo se o cheque vai mesmo vir ou nao (claro que se vier é bom, uma ajuda a mais), pois o tanto de coisas que aprendo e relembro a cada dia ja esta muuuuuuuuito bom!

Pois é meus amigos, o verao acabou mesmo, e como oficialmente o outono comeca semana que vem (dia 23) o blog que este cara nova para homenagear esta linda estacao!
Durante as manhas ja estamos tendo temperaturas em torno de 9°C à 10°C, durante as tardes tem variado entre 15°C e 17°C caindo novamente de noite... este fim se semana sera mais quentinho um pouco, algo em torno dos 20°C, agora temos tido dias chuvosos com mais frequencia, uma media de 1 a 2 dias com chuva... (normal chover no outono), as arvores ja estao mudando de cor, algumas ate ja comecaram a perder as folhas antes mesmo de mudarem... por enquanto esta é uma das estacoes mais lindas, as tonalidades de cores, as folhas secas no chao, muito lindo mesmo!

Enquanto isso vamos nos preparando para o inverno (para mim ja é inverno), o engracado desta estacao, e que vemos as pessoas vestidas de varias maneiras diferentes, ha ainda aqueles calorosos (que nao querem admitir que o inverno praticamente chegou) de bermuda e camiseta, saias e blusinhas finas, e aqueles mais friolentos (EEEEUUUUU) com roupas mais quentinhas... cachecol fino, calca bota... uma mistura de estilos que chega a ser engracado.

Bom galera ja escrevi demais, desculpe se ficar meio confuso, mas estou com sono! Estudar com o monsieur Paulin nao é facil, chega sexta feira estamos acabados!! rsrsrs

Um otimo fim de semana para todos! E muuuuuitas saudades!
Bjocas!

2 comentários:

Lely disse...

Oi Sabrina!

O tempo voa mesmo!! :D
Que legal que apesar do professor vc tá gostando e aproveitando o curso!
Tb estou gostando da francisação. Acho que tem ajudado bastante meu francês!

Pra gente tb só falta o médico da família e o emploi quebec!
O emploi quebec eu vou correr atrás semana que vem, mas o médico da família eu não faço idéia de por onde começar...
Vamos ver, né?

bjs

Lely

Panda disse...

Sa, seu blog está lindoooooo!!
Adorei o template!!! Tudo a ver com o momento!! ;)

Quero assistir A grande sedução! Parece ser no mínimo engraçadinho!!! :)

Qto ao médico de família, posso indicar o que o Pedro e eu vamos, o médico de "triagem". Ele foi sincero ao dizer que não é nosso médico de família, mas que ele pode nos ajudar com oq precisarmos.

Beijos!!!

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa