terça-feira, 28 de setembro de 2010

... Dois por dia escolhem o Canadá como lar...

Materia publicada esta semana no site do Estadao.

"Os brasileiros nunca viajaram tanto para o exterior e isso não é novidade para ninguém. A novidade é que nunca viajaram tanto para o Canadá, o gigante até então desconhecido para aqueles com destino a países anglófonos. De 2000 a 2007, mais de 375 mil brasileiros entraram no Canadá - 8,2 mil como imigrantes (mais de dois por dia).

Segundo dados do departamento de imigração canadense, comparando-se os anos de 1999 e 2008, a imigração de brasileiros para aquele país aumentou em 330%.

De 1999 para cá, 12 mil brasileiros emigraram para o Canadá - 2 mil somente entre janeiro e setembro de 2009, o equivalente ao total de emigrações em 2008. Pode parecer pouco, mas o número representa apenas os que saem do Brasil já como emigrantes. Não entram aí aqueles com vistos de estudante, de trabalho ou de visitante que, uma vez no Canadá, resolvem ficar ilegais. Vistos como esses somaram mais de 400 mil nos últimos dez anos.

O endurecimento na política de concessão de vistos dos Estados Unidos após os atentados do 11 de setembro de 2001, o alto custo de passagens aéreas para países europeus e Austrália e a propaganda, por parte de agências de viagens, de um Canadá acessível, com excelente educação e qualidade de vida (e vizinho dos Estados Unidos), contribuíram para o aumento do interesse dos brasileiros pelo país.

Aliados a esses fatores está a agressiva política de imigração do Canadá, que vai na contramão de países desenvolvidos, como Inglaterra e França.

"Eu não sabia absolutamente nada do Canadá, só que fazia muito frio", lembra a carioca Janaína Duarte. "Nunca mais esqueço. Saí do Rio, estava 40 graus. Cheguei aqui, os termômetros marcavam -29. Foi assustador." Ela deixou o Brasil por questões pessoais, em janeiro de 2001, depois de um grave acidente de carro que a fez repensar sua vida. Preparou-se financeiramente por um ano para estudar inglês fora, mas não sabia para qual país seguir. O Canadá foi a opção mais barata oferecida pela agência de intercâmbio. Retornou ao Brasil em 2004, mas voltou para o Canadá, desta vez por amor. Havia conhecido Leonel, hoje seu marido. Nove anos, muito "sapo engolido" e trabalho depois, continua no país, casada e com filho.

Rio 40°. Sua história inclui ser garçonete em um restaurante italiano por semanas, comprá-lo - sem o dono saber - e transformá-lo num dos maiores restaurantes brasileiros de Toronto. Tudo isso estando ilegal e sem saber falar muito bem o inglês. O nome do estabelecimento? Rio 40°, é claro."

sábado, 18 de setembro de 2010

5 meses de Montréal e Francisacao!

O tempo passa rapido demais nao é mesmo?! 

Digo isso porque hoje estou fazendo 5 meses que cheguei por aqui, e hoje tambem completa 1 mes que estou na francisacao pelo MICC.

Bom as coisas por aqui esta indo conforme o planejado, ja tenho todos os documentos, cursei 2 meses de frances pela comissao escolar ate comecar o do MICC (ministério de imigracao - curso que estou fazendo atualmente).

Eu tinha me planejado para no fim de Outubro comeco de Novembro,  fazer o curso de frances escrito ou ingles, porém pesquisando vi que a sessão do outono ja comecou para ambos os cursos... e ambos vao terminar la por meados de Dezembro, o que indica que a sessão de inverno sera somente em janeiro né, ainda estou um pouco sem saber qual sera meu destino neste periodo... sei que depois que terminar o cursode frances vou me inscrever para fazer o workshop (do micc tambem) S’adapter au monde du travail québécois (se adaptar ao mundo de trabalho Quebecois), este workshop tem duracao de 1 semana, la voce vai aprender as leis e seus direitos trabalhistas, como fazer um bom CV... entre outras coisas... pretendo tambem neste periodo, se eu nao encontrar nenhum curso, tentar me increver para fazer bénévole (trabalho voluntario) na minha area de formacao (moda), isso é bom e nem todo mundo sabe, fazendo 3 meses de trabalho voluntario aqui voce ja vai possuir sua experiencia Canadense (aqui para se inserir no mercado de trabalho é muito importante ter a experiencia Canadense) e ja pode obter tambem sua carta de recomendacao!

Ainda nos falta ir atras de um médico de familia (sim aqui é diferente do Brasil, esse médico de familia nada mais é do que um clinico geral, que vai te encaminhar para os especialistas, mas aqui voce nao consegue passar no especialista sem antes passar pelo seu medico de familia), quero resolver isso antes do invernao, so que o problema é que é super dificil encontrar um médico que aceite novos pacientes, mas vamos em busca e vamos encontrar o nosso «doutor»... preciso tambem ir no Emploi Québec (organismo que ajuda imigrantes e cidadoes na busca de uma melhor formacao para sua carreira, caso queira mudar de area é o seu agente que vai te ajudar no melhor caminho) para ter meu «agente de emprego», ele vai me dar as coordenadas de qual o melhor caminho seguir para me inserir no mercado, se ele ver que eu preciso de cursos de aprimoramento, é ele que vai me encaminhar, e dependendo do seu agente (sim porque nao sao todos que te oferecem a ajuda) eles podem te ajudar a pagar as traducoes dos documentos e a Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec (nada mais é do que um estudo do meu diploma e materias para saber se meu diploma sera valido aqui ou nao, e se precisarei fazer curso ou estagio para ser aceito).

Bom agora vou falar um pouco da francisacao... quando ainda estava no curso da Comissao estava bem indecisa de iria sair de la ou nao, eu ja tinha lido muita gente falando mal do curso oferecido pelo MICC, quer era fraco, que o nivel da sala era bem ruim, uma mistura de niveis... enfim, muitas coisas ruins... porem se eu nao tivesse mudado acho que teria me arrependido horrores... (o curso da comissao é bem fraquinho e la sim é mal nivelado), apesar de ter pego um professor um pouco mal educado, ele tem um metodo todo particular de ensinar, tanto que nem usamos o livro oferecido pelo governo, ele mesmo prepara nosso material a cada dia... minha sala é bem forte, todos estamos no mesmo nivel e o proprio professor disse que nos escolheu pelo nosso nivel gramatical (ou seja, o micc passa mais informacoes do que imaginamos para eles), a cada dia escrevemos o equivalente a 5 folhas (frente e verso) de um caderno grande normal (em 3 semanas acabei com um caderno de 180 paginas - e quem me conhece sabe que tenho a letra minuscula), alem dos exercicios das apostilas que ele faz, e dos deveres de casa, sim temos dever todos os dias inclusive no fim de semana... no comeco do curso tinhamos um ditado e 1 ou 2 testes por dia... estou adorando o curso, me sinto mais confortavel para falar, minha escrita tambem esta bem melhor, mas ainda tenho muitas dificuldades (por isso o curso escrito), nao me arrependo em nada de ter feito esta escolha, nem me preocupo se o cheque vai mesmo vir ou nao (claro que se vier é bom, uma ajuda a mais), pois o tanto de coisas que aprendo e relembro a cada dia ja esta muuuuuuuuito bom!

Pois é meus amigos, o verao acabou mesmo, e como oficialmente o outono comeca semana que vem (dia 23) o blog que este cara nova para homenagear esta linda estacao!
Durante as manhas ja estamos tendo temperaturas em torno de 9°C à 10°C, durante as tardes tem variado entre 15°C e 17°C caindo novamente de noite... este fim se semana sera mais quentinho um pouco, algo em torno dos 20°C, agora temos tido dias chuvosos com mais frequencia, uma media de 1 a 2 dias com chuva... (normal chover no outono), as arvores ja estao mudando de cor, algumas ate ja comecaram a perder as folhas antes mesmo de mudarem... por enquanto esta é uma das estacoes mais lindas, as tonalidades de cores, as folhas secas no chao, muito lindo mesmo!

Enquanto isso vamos nos preparando para o inverno (para mim ja é inverno), o engracado desta estacao, e que vemos as pessoas vestidas de varias maneiras diferentes, ha ainda aqueles calorosos (que nao querem admitir que o inverno praticamente chegou) de bermuda e camiseta, saias e blusinhas finas, e aqueles mais friolentos (EEEEUUUUU) com roupas mais quentinhas... cachecol fino, calca bota... uma mistura de estilos que chega a ser engracado.

Bom galera ja escrevi demais, desculpe se ficar meio confuso, mas estou com sono! Estudar com o monsieur Paulin nao é facil, chega sexta feira estamos acabados!! rsrsrs

Um otimo fim de semana para todos! E muuuuuitas saudades!
Bjocas!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Grande Sedução

Hoje finalmente depois de tanto ouvir falar consegui assistir esse filme, hoje tivemos na francisacao sessão cinema, nossa monitora passou para nossa turma, foi bem legal, demos muita risada, e teve direito a pipoca!!!! =)

Para quem nunca ouviu falar, ou para aqueles que ainda nao assistiram vale muito a pena, o filme é bem engracado... e é Canadense - Québécoise e foi gravado em 2003.

Aqui vai a Sinopse do filme:


Capa do filme versao Canadense


Capa do filme no Brasil

"A GRANDE SEDUÇÃO" ( La Grande Séduction - 2003), do estreante Jean-François Pouliot.

A causa justa nesse filme é a sobrevivência de uma cidadezinha em vias de se acabar. A comunidade de pouco mais de 100 habitantes sobrevive graças ao seguro-desemprego do governo, já que a atividade pesqueira da região acabou. A solução para eles seria a vinda de uma fábrica para o lugar, mas existem alguns empecilhos para se conseguir essa fábrica:
1) a cidade precisa ter pelo menos mais de 200 habitantes;
2) é preciso uma certa quantia para trazer essa fábrica;
3) a cidade precisa ter um médico residente.

Para resolver o problema do médico, eles enviam centenas de panfletos tentando atrair a atenção dos médicos de Quebec para a cidade, mas ninguém quer ir morar numa ilha que não tem nada de atraente. Por sorte, o ex-prefeito da cidade, que foi embora por causa da crise e se torna guarda rodoviário, apanha um médico com um pacotinho de cocaína e faz uma negociação com ele – ele trabalharia na tal cidadezinha por um mês em troca de não ser denunciado.

Uma vez conseguido o médico por um mês, o passo seguinte seria fazer com que ele goste da cidade e assine um contrato de 5 anos. O problema é que a cidade é feia, não tem nada de atraente. A graça do filme está na série de tentativas de seduzir o médico. Difícil não soltar alguns risos e até algumas gargalhadas com as situações. A mais engraçada delas é a solução encontrada para disfarçar a casa horrorosa que fica logo na entrada da cidade. As cenas envolvendo o jogo de cricket também são muito boas.

Onde alugar (Brasil):

* Por enquanto voce pode achar na rede Blockbuster (que ao que tudo indica vai abrir falencia - clique no link para ver a noticia - , no brasil ela ja nao vai bem das pernas, e aqui em Montréal tambem nao, outro dia uma enorme perto de casa fechou)

* Sei tambem que este filme passou por algum tempo no telecine

* Acredito que nas locadoras pequenas de bairros deve ser facil de achar.

Trailler do filme:



Bom logo to de volta para contar mais de como estamos por aqui e da francisacao!
 
Bjus

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dica: MagicJack

Hey peps!

Este post vai ser para dar uma dica de um aparelhinho que gosto muito. Descobri esse aparelho através do marido da minha prima, desde que ele me falou nao parei mais de usar, usei principamente enquanto estava no brasil (para falar com o Henry aqui em Montréal). Valeu Érik!

O aparelho se chama MagicJack.

Por 19,95 dólares por ano, (no primeiro ano custa 39,90 por causa do aparelho) você tem um equipamento um pouco maior que uma caixa de fósforo que você conecta na sua porta USB, o software se instala automaticamente (em Windows XP, Vista ou Mac OS) e abre uma tela de cadastro. Lá você escolhe o código de área e o número do telefone, se voce ainda quiser ter um numero canadense voce so paga 10,00 dolares a mais, que é debitado na hora de seu cartao de credito. Voce tera acesso ilimitado para os Estados Unidos e Canada, podendo ligar para telefones fixos e celulares. Sai bem mais em conta do que ter um telefone fixo por aqui.



Ah, como o número está vinculado ao aparelhinho, não importa onde voce esteja no mundo, desde que tenha acesso à internet e um aparelho telefonico voce conseguira efetuar e receber ligacoes.  A única questão é que o computador em que o magicJack estiver conectado precisa estar ligado o tempo todo para que o aparelho funcione.

Onde comprar:

* E-Bay
* Best Buy (nos EUA sei que vende na loja, aqui no Canada acredito que a compra tenha que ser feita pela internet - melhor verificar antes)
* No site canadense do produto
* No Kijiji
* Nas lojas de produtos eletronicos (essas que vem anuncio nos jornais)
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa