domingo, 22 de agosto de 2010

Como tirar o visto para visitar o Canadá?

Este post será longo, será mais para amigos e familiares e para todos aqueles que tiverem interesse em viajar para cá, vou adiantar o seu lado e colocar aqui como fazer para tirar o visto canadense. Lembrando que todas as informações foram retiradas do Site do Consulado do Canada - (clique aqui para entrar no site).

Espero que todos se animem a viajar! Ficaremos MUITO FELIZES!!!!

Primeiramente você deve possuir um passaporte válido, caso não tenha um passaporte, ou o mesmo está vencido entre no site da Polícia Federal (clique aqui para entrar no site) e veja como tirar o seu.

Se você deseja viajar para o Canadá, precisará de um visto de residente temporário.

Geralmente, o visto é válido por um período de permanência máxima de seis meses, entretanto o mesmo poderá ser diminuído quando você chegar no Canadá.

Ao chegar no Canadá, o oficial no porto de entrada informará se você poderá entrar no país e por quanto tempo poderá ficar. A data de vencimento do visto não pode exceder a data de vencimento indicada em seu passaporte.

Documentos:

Nunca se esqueça de ser sempre sincero em suas respostas, em alguns casos é necessário fazer uma entrevista (eu mesma tive que fazer para tirar meu 1º visto).

Você deverá apresentar:

- Um formulário (clique aqui para abrir o formulario) em formato PDF* (216 ko) (Somente em inglês, e francês) preenchido e assinado. Apenas um formulário deverá ser preenchido por família. Filhos com 22 anos ou mais deverão preencher um formulário a parte.

- Um questionário (clique aqui para abrir o formulario) (em português) adicional em formato PDF * (100 ko) preenchido e assinado.

- Duas fotografias recentes, 3cm x 5cm, do requerente principal e de cada acompanhante.

- Uma cópia de carteira da Carteira de Identidade (ambos os lados).

- Passaporte ou documento de viagem válido. Caso possua, queira apresentar passaportes anteriores.

- Prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá. Por exemplo: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites e/ou contrato social e extratos bancários.

- Comprovação de laços sociais e econômicos com seu país de origem, como por exemplo: declarações de seu empregador referentes aos três últimos pagamentos pelo trabalho desempenhado (se você estiver empregado); última atualização dos documentos de constituição da empresa com indicação da conta bancária empresarial (se você for empresário); comprovação de sua inscrição em uma instituição de ensino brasileira (se você for estudante).

Se você for menor de 18 anos, ambos os pais deverão assinar a autorização de viagem para você poder viajar para o Canadá. Se você viajar com apenas um dos pais, o que não for viajar deverá assinar a autorização.

Você deverá satisfazer o Oficial de Imigração de que deixará o Canadá ao término de sua visita.

Dependendo do motivo de sua visita, você deverá apresentar documentos adicionais. Se você vai ao Canadá:

- Para visitar parentes ou amigos: Obtenha uma carta remetida diretamente a você por seus anfitriões no Canadá. Essa carta deverá ser um convite para você visitar o Canadá e deverá estar acompanhada de um documento justificativo da situação de seu anfitrião – uma prova de sua cidadania canadense (por exemplo: certidão de nascimento no Canadá ou cartão de cidadania canadense) ou uma cópia de seu cartão de residente permanente ou visto de residente temporário. Confirme se essa comprovação de situação é legível. Você deverá então juntar a carta e os documentos citados acima com seu pedido. (Só me solicitar que envio com todo o prazer!!! =) )

Não inclua: documentos das escrituras de propriedades, faturas dos serviços de utilidade pública, extratos dos cartões de crédito.

Documentos adicionais poderão ser solicitados. Apresente somente fotocópias não autenticadas. Os documentos originais não são necessários e não serão devolvidos.

Visto de uma entrada e de múltiplas entradas

Um visto de uma entrada permite que você entre no Canadá uma única vez. Exceção: Se você viajar aos EUA, você pode usar este visto repetidas vezes para entrar no Canadá:

- até a data de vencimento de seu status de visitante, que lhe será fornecida por um oficial de imigração ao chegar no Canadá e

- se você não visitou outro país.

Um visto de múltiplas entradas permite que você entre no Canadá diversas vezes durante a validade do visto. Se você viajar a um país além dos EUA e pretende entrar novamente no Canadá, você precisará de um visto de múltiplas entradas.

Como apresentar seu pedido de visto:

Há duas maneiras de apresentar seu pedido de visto.

- Pessoalmente em São Paulo

Para entregar seu pedido, você deverá agendar sua presença ligando (11 - 5509-4343) somente entre 11:00h e 12:30h, de segunda à sexta-feira. Siga as instruções do sistema de mensagem de voz. Você deverá entregar seu pedido na data agendada que poderá ser de segunda à quinta-feira, somente das 09:30h às 11:00h.

- Por despachante

Se não for conveniente para você apresentar seu pedido pessoalmente ou se o sistema de agendamento não o satisfaz, poderá entregar seu pedido através de um despachante.

O despachante poderá:

Dar entrada no seu pedido de visto no Consulado e retirar qualquer pedido de documentação adicional ou o passaporte quando o pedido for finalizado.

O despachante não poderá:

Perguntar qual o andamento de seu pedido, nem intervir em seu nome enquanto o pedido está sendo processado.

A decisão de utilizar os serviços de um despachante é de livre escolha e a seu critério. Nenhum despachante receberá tratamento preferencial. Se optar pelo serviço desses profissionais, recomendamos:

Consultar a agência de turismo que está organizando sua viagem ao Canadá;

Comparar os serviços oferecidos e as taxas cobradas (se forem aplicadas) por mais de um despachante. A lista de serviços indicados como exemplo poderá ser um ponto de partida;

Pesquisar na Internet usando palavras-chave em português como "vistos consulares" ou "despachante consular".

O Governo Canadense não se responsabiliza pela competência ou confiabilidade dos despachantes, também não é a entidade que os regulamenta ou controla em matéria de cobrança por serviços e nem estabelece os preços.

Valor da Taxa para o Visto:


Como Efetuar o Pagamento:

A taxa de processamento poderá ser efetuada em Dólar Canadense ou Real. Para pagamento em Dólar Canadense, utilize dinheiro em espécie ou cheque administrativo nominal a: "Receiver General for Canada". Para pagamento em Real, a taxa deverá ser paga somente através de cheque administrativo ou depósito bancário. Antes de dirigir-se ao banco confirme o valor exato das taxas ligando para (0xx11) 5509-4343 e vá ao banco já sabendo o valor da taxa em Real a ser paga. O banco não lhe dará essa informação.

O depósito deverá ser feito em dinheiro diretamente no caixa, em qualquer agência do banco HSBC no Brasil: http://www.hsbc.com.br/.
Seu pagamento deverá ser feito em nome do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. O número da agência é 1888 e a conta corrente do consulado é 00116-05.

Apresente o original do comprovante de depósito bancário junto ao seu pedido de visto. (sempre tire uma xerox antes de enviar)

Se você pagar através de cheque administrativo, emitiremos um recibo quando recebermos seu pedido de visto.

Endereço e Contato do Consulado em São Paulo:

Avenida das Nações Unidas, 12901 - 16° andar, Brooklin
Centro Empresarial Nações Unidas - Torre Norte
CEP: 04578-000 São Paulo, SP, Brasil
Bem próximo a Rede Globo e em Frente a Ponte Estaiada.

                                                       A Torre é a do meio.

Telefone, fax e correio eletrônico
Tel.: (55-11) 5509-4343
Fax: (55-11) 5509-4262

Horário de expediente
Segundas às quintas-feiras: das 08:00h às 12:30h e das 13:30h às 17:00h
Sextas-feiras: das 08:00h às 13:30h

Devolução de passaportes
Segunda à quinta-feira: das 15:00h às 16:00h

Informações sobre segurança
Por motivos de segurança, não será permitida a entrada no Consulado Geral do Canadá com os seguintes itens:

- Telefones celulares

- Rádios

- Máquinas fotográficas

- Outros aparelhos de gravação e comunicação sem fios

Para aqueles que subirem com bolsas e alguns deste objetos citados acima é necessário guardar tudo antes no Guarda Volumes

8 comentários:

Ana Carol disse...

Oi Sabrina, super show seu post!!! Vou mandar para todos meus amigos e familiares, pois tb quero muitas visitas e acho que o visto é um empicilho para quem quer vir!!! A pessoa já vai gastar um monte com viagens e tal e ainda tem que tirar visto, mas seu post ajuda muito e tb encoraja!!!!
Valeu,
Beijinhos mil

merciquebec disse...

uau, ótimo post, já nos favoritos...mandei pros amigos e parentes djá.. merci querida=0) lindos dias pra vc;D

Patitando disse...

Nossa, tudo de bom esse post! Já mandei para todo mundo!!
bjinho e boa semana...

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Nossa vou fazer um ctrl C, ctrl v e mandar pra minha family, hahaha. Muito bom!
Pri.

Unknown disse...

Legal,bem informativo mesmo!!
Minha mãe foi de despachante mesmo,já que para chegar ao consulado teria que viajar por umas 6 horas...com a despesa da viagem e tal ficaria o mesmo preço de ficar em casa confortavelmente e deixar o despachante fazer tudo.
Cada caso ...mas pra quem não vive no sul,centro oeste nem no norte,melhor ir lá mesmo!
Bjs!

Lely disse...

Esse post tá ótimo!
Meus pais estão tentando tirar o visto para vir em setembro!
Espero que eles possam vir mesmo! Vai ser bom matar a saudade!!

Sobre o que vc falou do prof a Francisação, realmente é muito chato qnd o professor é o problema, pois há pouco que vc possa fazer. Mesmo que vc leve uma reclamação à coordenação, não sei se adianta muita coisa... Mas o negócio é tirar o máximo que puder do curso, apesar das adversidades!

Bjocas

Lely

Nelson disse...

Ola,

Sou o Nelson do blog boraprocanada. Gostaria de saber se eu posso postar esse seu post no meu blog? claro que linkarei o seu blog e colocarei a devida referencia. Achei-o muito bom e muito util

brigado

Toledo Junior disse...

So uma duvida, a carta de convite suspende a apresentacao de reservas em hoteis?

Estou com intencao de ir para ficar e trabalhar, tenhos tios, primos e amigos ja naturalizados. Sera mais facil?

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa