quarta-feira, 30 de junho de 2010

Terremoto e Mudanca!

Hey hey, quem é vivo sempre aparece né!

Semana passada, na quarta feira estavamos eu a Ale e o Pedro no corredor da escola esperando abrirem a sala para voltar a estudar, eu estava sentada em uma cadeira de um lado do corredor, o Pedro em outra do outro lado e a Ale guardando umas coisas no seu armario, de repente a escola comecou a tremer, foi engracado, ate entao nao sabiamos o que era mesmo, ai a ficha caiu, CARACA FOI UM TERREMOTO, e ficamos ali com cara de contentes e apreensivos - rsrs - quando a turma chegou perguntamos se mais alguem tinha sentido, o engracado é que ninguem mais sentiu, nos estamos no 2o andar da escola, ai todo mundo ficou achando que estavamos malucos, que tinhamos tomada algo no intervalo. Eles so acreditaram na gente quando a professora recebeu um sms de uma amiga falando do Terremoto.

O terremoto foi de 5.0, mas durou pouquissimos minutos e nao foi nada extremo.

Depois disso comecou nossa loucura de mudanca, saimos da escola nos 3 e nos encontramos com o Henry (que ja estava no ape novo tirando medidas para os varoes das cortinas - detalhe o novo ape fica na rua da frente da minha escola), de la fomos para a IKEA, claro que os cabecudos esqueceram de pegar o gps e passamos da entrada da loja... andamos por 2 horas no transito! rsrs

Comecamos a mudanca da caixas na quinta feira (foi feriado aqui dia da Festa Nacional do Québec), o ape novo fica no 3o andar, o predio tem elevador, mas estamos do lado oposto dele, entao a escada de emergencia fica bem na nossa porto, o que valeu mais a pena ir por ela... mas imagem a quantidade de vezes que subimos com caixas pesadas e descemos para pegar mais! Mas conseguimos levar quase tudo... na sexta a Ale e o Pedro foram la ver o jogo do Brasil com a gente e nos ajudar com a mudanca... o jogo estava tao chato que resolvemos ir para o Costco, eles ainda nao conheciam, foi gostoso o passeio!

Depois voltamos para casa e ja estava na hora de pegar o caminhao da U-Haul para levar as coisas mais pesadas....

foi um dia mega cansativo, nem conseguimos lembrar o numero de vezes que carregamos coisas, que subimos escadas...  Ale e Pedro mais uma vez muito obrigada pela ajuda!!!! =).

No sabado, domingo e segunda foram dias para ir no ape antigo e pegar o que faltava.... agora so falta pegar as bicicletas que vamos pegar hoje, pois hoje termina nosso contrato no ape antigo, entao temos que entregar as chaves.

O Ape novo ja esta tomando forma de «Chez Nous» - «Nossa Casa», ja estamos conseguindo organizar tudo, logo vai ficar 100% para receber todos os familiares e amigos por aqui!!! =)

Ah o curso de frances continua igual, segunda fizemos o teste para mudar de nivel (somente eu a Ale e o Pedro) ontem recebemos o resultado da prova, fomos todos bem, segunda comecamos no nivel 4!

Ainda nao recebi a carta do governo para falar quando comeca a francisacao com eles!

Beijocas!
Ate o proximo post!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Viagem, Frances e Cartao de Residente Permanente

Hey Peaple!!!

Eita quanto tempo sem vir aqui, nao vou falar que é falta de tempo porque nao é mesmo, na verdade o principal motivo é a preguica! rsrs

Bom vamos la, voltando um pouco no tempo no dia 28/05 fomos para uma cidadezinha chamada Notre Dame de Montauban, fica um pouco depois de Ville de Québec, o Pai da Emilie (namorada do Richard) tem uma casa la, foi um fim de semana bem gostoso, com direito a churrasco, passeio de «quatre roues» (quadriciclo), jogos, passeio de bicicleta...  é uma cidadezinha bem de filme, onde a estrada corta a cidade... a cidade é tao pequena que nao tem mercados, so tem um Depanneur... para ir ao mercado é necessario ir para a Cidade vizinha (10 minutos) Lac aux Sables.

Cidade, e «nossa» rua!

Na segunda dia 31, comecaram as aulas de frances da Commission Scolaire Marguerite-Bourgeoys na Escola de Lasalle, eu estou gostando, esta dando para relembrar coisas que eu ate ja tinha esquecido, e como sou pessima para lembrar regras esta sendo bem valioso... o curso é bem diferente do curso que fiz aqui em 2008, como era uma escola de Intercambio o ritmo era bem maaaaaaais puxado!

Escola onde estou estudando frances - Lasalle

Por ser um curso do governo o ritmo é mais lento mesmo, e como as turmas sao relativamente grandes, os exercicios acabam levando mais tempo... mas isso tambem é culpa de uma das professoras... (que é um pouco lenta - rsrs) Há alunos bons, muito bons, médios e fracos, como em toda turma. Mas no geral acho que a turma é boa. Temos aulas com duas professoras uma foca mais nos verbos e a outra na gramatica em geral.

Há alunos bons, médios e fracos, como em toda turma, alguns dos mais fracos estao la porque passaram de nivel com a nota minima, sendo assim nao tem motivos para nao deixar ele fazer o nivel seguinte (palavras da professora) o que acaba ficando um pouco ruim o ritmo de aula, sendo que sempre temos que esperar... mas C'est la vie! . Mas no geral acho que a turma é boa. Tem gente de Gana, Paquistão, Iraque, Índia, Guatemala, México, Bulgária, Jamaica, Vietnã, China, canadenses anglófonos, "amerindians" (descendentes de índios que existiam aqui antes da colonização) e, claro, brasileiros (nos dominamos a sala, somos em 4 - Eu a Ale e o Pedro e o Anderson que nao tem blog).

Por conta da voltas as aulas tenho ficado com muito sono e cansada, ai bate aquela preguica de vir aqui escrever, estou aproveitando hoje, ja que nao tivemos aula devido a greve dos professores.

Mas a grande novidade do dia, é que acabei de receber meu Cartao de Residente Permanente!

Modelo novo do Cartao de Residente Permanente

Ele chegou em 7 semanas... (eles me falaram que chegaria em no maximo 8 semanas)... o cartao é bem bonito (é diferente do do Henry - (modelo azul), o modelo é mais novo e bem mais bonito rsrsrs) veio com todas as informacoes corretas!

Modelo Antigo do Cartao de Residente Permanente

Agora nao preciso mais ficar andando com o passaporte para cima e para baixo, e ja posso viajar se precisar (e nao preciso mais de visto para entrar aqui no Canada - o cartao ja me da acesso livre)!!! =)

Bjocas ate o proximo post!
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa